
De fabrico nacional, um princípio simples e uma eficiente utilização da energia presente no sol, no vento e na chuva.
O sistema SP funciona tendo como base o princípio termodinâmico através da utilização de um painel evaporador externo. Este capta a energia gratuita existente na radiação solar directa e difusa, na chuva e no vento. Essa energia é transferida para um permutador de calor existente no depósito, aquecendo a água no seu interior a um custo aproximadamente cinco vezes inferior ao dos sistemas tradicionais.
Com um consumo de apenas 390W, este sistema consegue obter água quente entre os 55ºC e os 60ºC, durante todo o ano, 24 horas por dia, mesmo nos dias chuvosos de Inverno, sem nunca recorrer a resistências eléctricas. Tendo em conta que a maior parte da energia é extraída do meio ambiente, 80% de toda a água quente obtida é gratuita, o que diminuirá significativamente a sua factura energética.
Consumo médio hora | 0,390 kWh |
Consumo diário | 0,390 kW x 6 horas = 2,34 kWh |
Consumo mensal | 2,34 kWh x 30 dias = 70.2 kWh |
SP 300 litros | Consumo mensal com contador bi-horário | Custo do kWh (2011) | Custo mensal |
| Horário normal | 70,2 kWh x (14/24) horas = 40,9 kWh | 0,1448 €/kWh | 5,92 € |
| Horário económico | 70,2 kWh x (10/24) horas = 29,3 kWh | 0,0778 €/kWh | 2,28 € |
Total | 8,20 € |