Kirigami inspira novo painel solar

Kirigami inspira novo painel solar

A antiga arte japonesa de corte de papel – kirigami – inspirou o design de um novo painel solar, que pode acompanhar o Sol através do céu – e captar muito mais luz solar do que os painéis convencionais.

As células desenvolvidas por Max Shtein e a sua equipa da Universidade de Michigan tem ainda um design atraente. As células solares são mais eficientes quando enfrentam diretamente o Sol. Os painéis solares convencionais são geralmente instalados para capturar energia no período do meio-dia solar – o seu desempenho cai de manhã e depois do meio da tarde.

É possível montá-los numa base rotativa que acompanha o sol o dia todo, mas esses pesados ​​sistemas complicados e mais caros,  só podem ser instalados no chão ou em telhados planos.

Os painéis kirigami de Shtein são uma alternativa simples e leve. Eles são feitos de um material fino e flexível chamado de arsenieto de gálio – um material promissor que capta energia solar de modo mais eficiente do que o silício.

Para os tornar assim ele cortou uma série de fendas num painel do material e puxou uma ponta suavemente. As fendas formadas laçadas inclinam-se a partir da superfície plana. Quanto mais forte o puxão, mais íngreme a inclinação. Ao ajustar continuamente a tensão na célula kirigami, a equipe pode acompanhar o Sol o dia todo. Este truque simples torna a célula até 40% mais eficiente do que uma célula plana feita do mesmo material, diz Shtein.

Interessado em saber mais sobre a energia solar e eficiência energética?
Então contate-nos!

Veja o vídeo abaixo para perceber melhor o funcionamento desta inovação tecnológica:

Submeta um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>